Há um tempo atrás me deparei no Linkedin com a publicação de um profissional chamado Felipe Ramos, a qual não conheço, mas que me chamou muita atenção, pois toca em um ponto que muitas vezes é desconsiderado nas empresas. Como vocês podem ver abaixo, fala sobre a importância da documentação técnica:
Aproveitando o gancho do Felipe, podemos afirmar com toda a certeza que documentar Políticas, Normas, Procedimentos e Processos sendo técnico ou não deveria virar rotina nas empresas. Ter a prática de documentar é tão importante, que não a toa, toda norma de sistema de gestão tem o requisito de "Informação Documentada. No caso da ISO/IEC 27001:2022 esse requisito é o 7.5.
Ter a prática de documentar pode até parecer burocrático, mas ela gera benefícios fundamentais, como:
Centralizar informações em um único local: quando se tem a prática de documentar, a tendência é disponibilizá-la em um lugar centralizado, para que facilite a todos a encontrem facilmente a informação que desejam. Seja em um pasta, repositório compartilhado ou uma intranet da vida;
Evitar trabalho duplicado: se algo já está documentado, você não precisará fazer do zero, na verdade terá a oportunidade de analisar aquilo que está registrado e de repente, buscar e sugerir melhorias;
Base de conhecimento: esse o Felipe até já destacou "incentiva uma cultura permanente de compartilhamento de conhecimento", consultando a documentação todos passam a entender como um processo, tarefa ou projeto funcionam;
Evita retenção de informação: imagine que em uma equipe existe um profissional que somente ele domina tal tema. Se ele sair no dia seguinte e determinado procedimento que só ele sabia fazer não foi documentado, a equipe vai sofrer um bucado. Ninguém é insubstituível, mas com certeza isso aconteceria.
E ai? Vamos então documentar o que fazemos vendo o lado bom da coisa agora?
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