Ash Ketchum da cidade de Pallet, aos 10 anos de idade, no anime pokémon, já tinha o desejo de ser um mestre pokémon. Para conquistar esse título, ele passou por uma jornada na qual não imaginaria passar.
O foco deste artigo não é sobre o anime pokémon, mas só gostaria de relembrá-los de algumas partes para fazer uma pequena analogia.
Na primeira temporada, para que o Ash pudesse participar da Liga Pokémon Índigo, ele precisou conquistar oito insígnias, o que não foi nada fácil:
Eu também estou na minha jornada, obviamente, não é a mesma do Ash, claro! rsrs Mas, tenho um grande objetivo de ser um grande profissional de segurança e privacidade, fazendo analogia, seria o "Mestre Pokémon" que o Ash sempre desejou.
Assim como ele, estou passando e precisarei passar por diversas aventuras (*experiências) para chegar lá e pra isso, no meio do caminho, também preciso conquistar as minhas insígnias (*certificações).
Sempre que coloco como meta tirar uma certificação, me dedico bastante para realmente aprender aquele conteúdo e posteriormente utilizar em meu dia a dia, desta maneira, cada conquista vai me tornando um profissional ainda melhor.
A minha jornada das certificações começou em 2017. Essa é a minha linha do tempo:
2017 - Information Security Foundation based on ISO/IEC 27001 (ISFS)
2018 - Information Security Management Professional based on ISO/IEC 27001 (ISMP)
2019 - Privacy and Data Protection Foundation (PDPF)
2020 - Privacy and Data Protection Practitioner (PDPP)
ITIL 4 Foundation
2021 - ISO/IEC 27001 Lead Implementer
Essa jornada cheia de aprendizado, estudos e experiências, me dá muito prazer e sempre me traz o desejo de avançar mais, e por isso, ainda tenho várias como meta.
Sei que não é um certificado que vai indicar se somos ou não um ótimo profissional, mas se levarmos o que aprendemos nesses estudos para a prática, é uma combinação perfeita para ir cada vez mais longe.
E você, o que acha sobre as certificações?
Como está a sua jornada?
Elas estão te agregando também?
Fonte da foto: https://www.poke-blast-news.net
Comments