top of page
  • Foto do escritorvitormaleite

Compras indevidas no cartão de crédito

Atualizado: 18 de jun. de 2023



Você alguma vez encontrou lançamentos na fatura do seu cartão de crédito que você não reconheceu a compra!?


Eu nunca tinha passado por isso, mas hoje 26/02/2023 aconteceu comigo. Estava em uma festa de aniversário e quando parei para dar uma olhada no celular me deparei com várias mensagens de SMS de transações não aprovadas no meu cartão:


Chegando em casa com mais calma, até para evitar qualquer prejuízo financeiro, entrando no extrato do cartão e principalmente na parte de "Contestar compras" no aplicativo do banco me deparei com um histórico de várias tentativas bloqueadas e para meu espanto algumas foram aprovadas:


Não sei como obtiveram os dados do meu cartão, se o meu cartão foi clonado, se foi por meio de algum vazamento ou sei lá o quê...tentei lembrar de locais físicos que passei o cartão e de compras online que fiz mas no final acabei logo em seguida ligando para o banco para contestar todas as compras e transações indevidas que a pessoa fez em meu nome e para bloquear o cartão também.


Apesar de todos os cuidados que tomo, infelizmente aconteceu. Os fraudadores e golpistas estão sempre um passo a frente. Mas mesmo assim não abro mão dos cuidados que tomo e que com essa situação gostaria de compartilhar com vocês. Pois, se acontecer com vocês o prejuízo financeiro pode ser diminuído:


  1. Atenção na hora do pagamento presencial: nunca deixe a pessoa que está no balcão levar o seu cartão para outro lugar, dando a desculpa de que aquela maquininha não está funcionando e por isso vai buscar outra para passar e acaba levando o seu o cartão junto. Peça para deixar o cartão se isso acontecer. Não tem justificativa nenhuma de levar o seu cartão junto;

  2. Não compartilhe os seus dados : nunca forneça os seus dados pessoais e muito menos dados do cartão, se você receber e-mails, mensagens no WhatsApp, SMS ou ligações de pessoas se dizendo ser do banco. As chances de ser um golpe é muito alta. Usam da engenharia social para tentar obter nossos dados.

  3. Utilizar o cartão virtual: para evitar inserir os dados do seu cartão físico, os bancos já oferecem o serviço de cartão virtual. Nele podemos gerar um cartão de crédito temporário, para ser usado em uma compra online específica, por exemplo.

  4. Acompanhar as notificações : assim como consegui identificar as transações indevidas pelas mensagens, você deve fazer o mesmo. Se ainda não habilitou para receber notificações sempre que uma compra ou tentativa de comprar for feita no seu cartão, já vai correndo habilitar.


E você? Já teve problemas de fraudes ou compras indevidas usando o seu cartão? Toma mais algum cuidado que de repente não mencionei aqui?

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page